Asec Cetesb
26º Encontro Técnico de Alto Nível

26º ENCONTRO TÉCNICO DE ALTO NÍVEL:
Medidas Preventivas Adotadas por Companhias de
Saneamento na Busca da Qualidade do Ar.
13 de Agosto de 2021
Encontro Virtual
INTRODUÇÃO
Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera. A situação é pior nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração industrial e circulação de veículos. Além disso, a expansão urbana levou à derrubada de inúmeras florestas — que deram lugar às obras da construção civil, sem contar os milhões de árvores que já foram cortadas para abrir espaço para atividades agropecuárias.
Como resultado dessas ações humanas, todos os cantos do planeta têm registrado drásticas mudanças climáticas. Embora a situação seja preocupante, é possível frear esses efeitos nocivos por meio do comprometimento com a conservação ambiental e de ações práticas que podem ser adotadas por toda a população.
O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo através da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens por meio também da recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.
O Dia Interamericano da Qualidade do Ar - DIAIRE é comemorado na segunda sexta-feira de agosto. Este dia foi instituído em 2002 pelas seguintes instituições, entre outras, ao considerar a carga de doenças por ano na América Latina e no Caribe, atribuível à poluição do ar:
· AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental
· CWWA – Caribean Water and Wastewater Association, órgão representativo da AIDIS nos países caribenhos de língua inglesa.
· OPAS/OMS - Organização Pan-Americana da Saúde, escritório Regional da Organização Mundial da Saúde,
ABERTURA – 14:00 hs.
Palavras de boas vindas – Eng. Esteban Leigue, Presidente da AIDIS
Palavras de boas vindas – Dr. Benedito Braga, Presidente da SABESP
Palavras de boas vindas – Eng. Luiz Roberto Gravina Pladevall, Presidente da ABES-SP
Palavras de boas vindas – Dra. Patrícia Iglecias, Presidente da CETESB
Palavras de boas vindas – Dra. Viviana Borges, Presidente de AESABESP
Palavras de boas vindas – Eng. Uladyr Nayme, Presidente da ASEC/CETESB
Palavras de boas vindas – Dra. Socorro Gross, Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil
Palavras de boas vindas – Dr. Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos
PROGRAMAÇÃO
MODERADOR: Representante da SABESP
14:30 – 15:00 “A poluição do Ar nos Grandes Centros Urbanos no século 21” Dra. Agnes Soares – Organização Pan-Americana da Saúde – OPS – Washington, D.C. - a confirmar
15:00 – 15:15 - “Gestión de Residuos Sólidos (vertederos a cielo abierto) y su Incidencia en la Calidad del Aire Urbano en Latinoamérica y El Caribe”, Dr. Jordi Pon, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Panamá
15:15 – 15:30 “Aerosoles atmosféricos: formación, transporte y efectos sobre la salud pública y el medio ambiente en la región Latinoamericana” - Dr. Ángel Rincón, Diretor da Divisão da Qualidade do Ar da AIDIS - Paraguai
15:30 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 16:30 “Evolução da Qualidade do Ar em São Paulo” - Representante da CETESB
16:30 – 17:00 “Monitoramento da Qualidade do Ar, no âmbito do Projeto “Novo Rio Pinheiros” Representante da SABESP
17:00 – 17:30 - Perguntas
17:30 – Encerramento