RESULTADO FENASAN

August 13, 2015

26º Congresso Técnico AESabesp – Fenasan 2015: Índices alcançados:

Visitantes do evento: 20 mil

Empresas investidoras-expositoras na Feira: 250

Apresentações no congresso:

Mesas Redondas: 10

Cursos: 04

Visitas Técnicas:02 - Projeto Aquapolo e em obra de Método Não Destrutivo em tubulação de esgotos / Projeto Tietê.

Palestras Técnicas: 105

Palestras magnas de encerramento: 1(David Schurman)

Registros de jornalistas no evento: 152

 

O 26º Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2015, considerado o maior evento técnico-mercadológico da América Latina, alcançou os resultados esperados, com a concentração de 250 expositores, 20.000 visitantes, num total da área de 8.000 m2, com as respectivas atividades incorporadas: balcão de informações trilingue, disponibilidade de aplicativo, coleta seletiva (com uma segregação de 2,3 toneladas de materiais recicláveis em parceira com a Cooperativa Filadélfia e seis containers com um total de 30 toneladas de resíduos não recicláveis); realização da exposição "NO DIG” e V Congresso Brasileiro de MND, em parceria com a ABRATT (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas); prova de Trekking e o Campeonato de Operadores Isaías Storch, em parceria com a diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp.

 

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, proferiu a palestra de abertura do evento, sob o tema “A crise da água e suas consequências no séc. XXI”, com a abordagem sobre a necessidade de se constituir um capital cívico, pautado pela confiança da sociedade nos poderes públicos e pelo exercício da cidadania.

Em sua apresentação, Kelman atribuiu a crise hídrica às intempéries climáticas, com a maior seca em mais de oito décadas e o enfrentamento com as medidas adotadas pela Sabesp, como a concessão de bônus e campanhas de conscientização para a sociedade, bem como ações trabalhadas pelo corpo técnico da empresa, como as obras de interligação de sistemas de distribuição de água; as ampliações de estações de tratamento e construção de adutoras.

Em âmbito interno, informou que a Sabesp estrutura um planejamento estratégico, focado na detecção de problemas de abastecimento, gestão de perdas, destinação de recursos e contratos de programas, que priorizam o tratamento de água e esgoto para a população, além de uma revisão com a agência reguladora de saneamento e questões tarifárias.

Em sua abordagem, destacou que o corpo técnico da Sabesp deu uma resposta imediata gerando condições de abastecimento de água, tanto pelo Sistema Cantareira, o mais afetado, como soluções de integração dos reservatórios, parabenizando a AESabesp pela sua representatividade e pela realização que superou suas expectativas: “me surpreendi com a dimensão desse evento”.

No final de sua apresentação, o presidente da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro, presenteou o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, com um guarda-chuva, nesta foto acima que estampou os espaços de mídia de todo o País.

Além da conferência de abertura, durante o congresso foram apresentadas 10 mesas redondas com temas pertinentes ao enfrentamento da crise hídrica:

- Mudanças climáticas e planejamento de sistemas de saneamento,

- Dessalinização como alternativa para abastecimento,

- Universalização do saneamento e mobilização social em comunidades de baixa renda,

- Água e energia - o desafio da sustentabilidade,

- Efeitos das mudanças climáticas na América Latina e Caribe,

- As consequências da exploração desordenada das águas subterrâneas em tempos de escassez de água,

- Impactos dos eventos climáticos nos recursos hídricos para o desenvolvimento econômico,

- Água de reúso para fins potáveis e recarga de aquíferos e mananciais,

- Importância da gestão de projetos nos resultados dos empreendimentos,

- Melhoras nas estações de tratamento de água e esgoto como ferramenta para enfrentamento do estresse hídrico.

 

Encerramento com entrega do Trofèu AESabesp

 

A cerimônia solene de encerramento do 26º Encontro Técnico e da 26ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente foi realizada no final do dia 06.08, com comemoração do sucesso alcançado em 2015. Ao final da solenidade de encerramento foi a vez do momento mais esperado da noite: a entrega do Prêmio AESabesp 2015:

 A Unidade da Sabesp, ganhadora do Troféu “Encontro Técnico”, com maior número de apresentações de trabalhos técnicos foi a TX, representada na ocasião pelos seus gerentes Cristina Zuffo e Marcelo Miki. A premiação foi feita pelo presidente da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro.

 Na sequência, foi a realizada a premiação da  2ª edição do prêmio “Jovem Profissional AESabesp”, coordenado pela diretora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Silva de Paula, destinado a universitários ou graduados com até 30 anos de idade, em competição extremamente concorrida. A premiação é composta por um troféu e por um subsídio, uma bolsa de estudo no valor de 10 mil reais. O vencedor pode escolher o curso e a instituição educacional na qual pretende estudar e ter a orientação profissional (mentoring) para desenvolver o seu projeto que ainda será incorporado na Carteira de Projetos da AESabesp. Em 2015, o vencedor foi Allan Saddi Arnesen (Sabesp-TX). A premiação foi feita pela diretora cultural da AESabersp, Sonia Maria Nogueira e Silva.

 

Empresas campeãs de 2015

Analisadas pela comissão de especialistas em sustentabilidade, mercado, gestão e patrimônio ambiental, as empresas detentoras do Troféu AESabesp 2015 foram:

Categoria “Melhor Estande”

- Higra Industrial

- Imap Indústria e Comércio

- Schneider Electric

 

Categoria “Inovação Tecnológica”

- Ensitec Tecnologia de Prod. Elétricos Eletrônicos e Automotivos

- FGS Brasil Indústria e Comércio

- Tecno Control Tecnologia e Sistemas

 

Categoria “Atendimento a Cliente”

- AVK Válvulas do Brasil

- Fibratec Engenharia

- Saint-Gobain Canalização

 

“Destaque Fenasan"

ESA Eletrotécnica Santo Amaro .

 

Finalizando o 26º Congresso AESabesp – Fenasan 2015, o presidente da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, agradeceu a colaboração de parceiros, expositores, visitantes e todos aqueles que colaboraram para o sucesso dessa edição. A próxima edição do evento, em 2016, está prevista para os dias 16, 17 e 18 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.

(Cobertura jornalística: Lúcia Andrade/ equipe Textoscom)

(Cobertura fotográfica: equipe Estevão Buzzato)

 

Please reload