Prêmio DuPont

 

 

Trata-se do Prêmio DuPont Segurança e Saúde do Trabalhador 2018, que foi ganho por mim e pelo meu colega Quim. Edson Haddad.

 

Resumo do Projeto:

 

São diversos os atendimentos emergenciais realizados pela equipe de emergências da CETESB e constantemente são utilizadas roupas de proteção química da DuPont, o projeto apresentado pela CETESB selecionou um estudo de caso em que a equipe utilizou na mesma emergência 3 tipos de roupa de proteção química em momentos distintos, conforme relato a seguir.

 

 

Durante o descarregamento de um produto químico de um caminhão-tanque para um tanque estacionário em um frigorífico, ocorreu a liberação de um gás, inicialmente não identificado, com odor muito forte que, imediatamente, levou a óbito 4 funcionários que trabalhavam em um mezanino próximo a área de armazenamento de insumos químicos da empresa, provocou grave intoxicação em outros 4 funcionários e moderada intoxicação em outros 15, todos internados, além de pânico coletivo. O fato aconteceu em 31 de janeiro de 2012 na cidade de Bataguassu, Mato Grosso do Sul, sendo a CETESB solicitada para prestar apoio técnico à equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul na resposta emergencial.

 

 

Por se tratar de uma emergência química envolvendo substância desconhecida e de elevada toxicidade, as equipes da CETESB e do Corpo de Bombeiros trabalharam com equipamentos de proteção individual confiáveis e reconhecidos como adequados para as tarefas a serem desenvolvidas com a finalidade de preservar a integridade das equipes de resposta, bem como possibilitar a minimização dos impactos gerados pelo produto aos trabalhadores da empresa, à população e ao meio ambiente.

 

 

Para tanto, 3 tipos distintos de roupas de proteção química fabricadas pela DuPont foram utilizadas na resposta emergencial, as quais garantiram a segurança e a preservação da saúde dos técnicos envolvidos nas diversas etapas das ações de resposta ao acidente.

 

 

O projeto da CETESB ganhou o 2º Lugar na premiação.

 

 

 

 

 

Please reload