Participação da ASEC CETESB no Encontro Internacional de Plantas de Tratamento de Agua Residual Doméstica na Bolívia.

March 14, 2019

Participação da ASEC CETESB no Encontro Internacional de Plantas de Tratamento de Agua Residual Doméstica na Bolívia.

 

 

A diretora Técnica/Eventos da ASEC CETESB, geógrafa Carmen Lucia Vergueiro Midaglia participou no evento financiado pela instituição IHE – Institute for Water Education ( Delft , Holanda) vinculado à UNESCO para cooperação educacional no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019 realizado no “Centro de Convenciones AVANTI”, na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

 

Estiveram presentes mais de 100 alunos que participaram ativamente das discussões e dificuldades no tema de tratamento de esgotos em suas várias modalidades.

 

Na ocasião a Dra. Carmen Lucia Midaglia apresentou a palestra sobre a rede de qualidade de água da CETESB. Também presente o MsC. Renato Pizzi Rossetti, da CETESB,  apresentou duas palestras sobre Estações de Tratamento e sobre o Rio Pinheiros.

O programa do evento, com 40 horas de duração, foi desenvolvido pelo programa Golden Triangle Sanitation Alliance, coordenado na Bolívia pelo o Eng. Fernando Arturo Ledezma Perizza, M.Sc. da Faculdade San Simón de Cochabamba. Esta aliança é composta por profissionais da área de saneamento ambiental da Bolívia, Brasil e Colômbia. Pelo IHE de Delf Holanda, cujo representante foi o Prof. Dr. Francisco Rubio Rincon, que apresentou palestras e fez exercícios de cálculo. A Dra. Luana Mattos de Oliveira Cruz, da UNICAMP também faz parte desta aliança e apresentou duas palestras.

 

Ainda representando pelo Brasil estava a empresa SANASA participou com exposição da Eng. Renata de Gasperi, que fez três palestras sobre a empresa e sua estação de reuso - EPAR II do Rio Capivari.

 

Também durante este encontro ocorreu a nomeação oficial do representante do representante do Instituto IHE na Bolívia, o ex-aluno Eng. Marco Antonio Torrico, que representara e divulgará o instituto pelos próximos 2 anos.

A visita de campo ocorreu na quarta-feira, com visitas a sucessivas estações de tratamento de esgoto, situadas ao longo da área da bacia do Rio Rocha.

 

O evento teve apoio da ABIS- Associação Boliviana de Ingenieria , através da coordenação da gestão ABIS 2019-2020. O Ing. Yamir Villaziom Rocha, atual Presidente ABIS coordenou a cerimonia de entrega de diplomas ao final do evento, realizado no salão nobre do Holel La Colonia.

 

 

 

Please reload